Oradores

Oradores | PWS 20182018-04-11T14:21:23+00:00

Ricardo Valente

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

Ricardo Valente é o atual vereador do pelouro de Economia, Turismo, Comércio e Gestão e do pelouro de Fundos Comunitários.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, é ainda Mestre em Finanças e possui um MBA em Finanças pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa.

No seu percurso foi já vereador do Desenvolvimento Económico e Social,
Presidente do Conselho de Administração da GO Porto – Gestão e Obras, EM, SA, membro da Comissão de Candidatura Nacional para a instalação da Agência Europeia de Medicamentos e docente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e na Porto Business School. Exerceu a sua atividade profissional entre 1992 e 2016 nas áreas de consultoria em gestão de risco, do mercado de capitais, gestão de patrimónios, da Banca de Investimentos e foi Consultor de Investimentos.

Ricardo Valente é, ainda, autor de livros nas áreas de instrumentos derivados e de gestão de risco financeiro.

Rui Pedro Gonçalves

ASSOCIAÇÃO DE TURISMO DO PORTO

Rui Pedro Gonçalves é o atual Diretor Executivo da Associação de Turismo do Porto.

Licenciado em Geologia e com Pós-graduação em Gestão das Organizações da Economia Social pela Universidade Católica Portuguesa, exerceu, recentemente, funções como coordenador de Logística das Unidades de Saúde da SCM Porto e como Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Social no XIX e XX Governo Constitucional, tendo, no seu percurso, exercido funções de gestão no setor privado.

A Associação tem, na sua essência, o objetivo principal de promover o Porto e Norte de Portugal como destino turístico, nas suas mais diversas dimensões, junto dos mercados internacionais. A Associação de Turismo do Porto congrega, no seu seio, os principais agentes económicos privados do setor, bem como diversos municípios da região, cabendo, atualmente, ao Município do Porto a presidência da Associação.

A Associação de Turismo do Porto foi certificada pelo Turismo de Portugal como a única entidade do Porto e Norte de Portugal elegível para a promoção do destino no mercado externo, adquirindo, para esse efeito, a qualidade de Agência Regional de Promoção Turística do Destino.

Andreia Lobato

ANDREIA LOBATO

Andreia Lobato é uma criadora de moda e desenvolve a marca com o mesmo nome.

Dedicada ao segmento de alta costura, já apresentou as suas coleções na Semana da Moda de Madrid, na Angola Fashion Week, no Portugal Fashion (Porto), na Black Fashion Week (Lisboa), no World LifeStyle (Lisboa), realizado pela SIC Esperança, e na Vogue Fashion’s Night Out (Lisboa).

Com formação em design de moda e modelagem industrial e em consultoria de imagem, Andreia Lobato foi premiada com o 1º lugar no Concurso Internacional “Agulha de Ouro”, a única apurada portuguesa no Concurso Internacional Crespy, em Milão, 1º lugar no concurso “Nazaré Moda”, 2º lugar no Campeonato Nacional das Profissões, organizado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, e apurou-se para o Concurso Internacional de Diseño de Moda – Art&Fashion.

A marca Andreia Lobato é comercializada em Portugal, Inglaterra, Luxemburgo e Angola.

António Paraíso

CONSULTOR DE MARKETING DE LUXO E INOVAÇÃO

António Paraíso, o orador e consultor executivo, perito e experiente em Marketing de Luxo e Vendas, Negócios Internacionais, Marketing de Serviços e Inovação, regressa nesta segunda edição do Porto Wedding Summit.

Com um sólido percurso de 19 anos como gestor de vendas e processos de internacionalização para mercados externos, António Paraíso desenvolveu relações de negócio em mais de 40 países. Já participou em conferências na América Latina, Europa e Ásia, incluindo o Médio Oriente, para marcas como Procter & Gamble, Deloitte, L’Oreal, Porsche, Armani, Sheraton, BNP Paribas, LOEWE, Philips, Pandora, entre outras. É ainda colaborador no World Business Forum.

António Paraíso foi docente de Marketing Internacional e formou-se em instituições como a London School of Foreign Trade, em Londres, o Instituto de Empresa Business School, em Madrid, a Porto Business School e o ISCAP, no Porto, e a Strategos Iberia e o International Centre for Creative Leadership, em Lisboa.

Clarisse Oliveira

A BELA NOIVA

Clarisse Oliveira é sócia-gerente e designer na empresa A Bela Noiva.

Responsável por uma das marcas portuguesas de referência em vestidos de noiva, Clarisse Oliveira acompanhou desde muito pequena o crescimento da marca e apaixonou-se pelo mundo da moda nupcial. Especializou-se em Alta-Costura pela Escola Superior de Design de Moda e Modelismo de Paris e estagiou com criadores como Christine Palmaccio (Paris), Suzanne Ermann (Paris) e Ana Salazar (Lisboa).

Hoje é responsável pelo desenvolvimento da marca A Bela Noiva no mercado nacional e internacional, bem como das restantes coleções da marca projetadas para diferentes segmentos de noiva – Straperla Spose e Abilux.

Dany Gomes

AND I WONDER

Dany Gomes é Chief Marketing Officer na empresa And I Wonder.

Formado em Gestão de Marketing e Digital Marketing Specialist pelo IPAM Porto, Dany Gomes representa, desde 2016, a And I Wonder. Anterirormente, trabalhou marcas como L’oreal Profissionel e Jean Louis David.

Apaixonado pelo marketing e pelo mundo digital, Dany fundou em 2017 a Nomad Legacy.

Gonçalo Soares

ROBERTO VICENTTI

Gonçalo Soares é o atual CEO responsável pela coordenação do TORRE Fashion Group, que desenvolve a sua atividade em vários negócios, com enfoque na indústria do têxtil e vestuário e, particularmente, no nicho da moda noivo.

Começou a carreira na área da Consultoria de Gestão, tendo posteriormente ingressado, por ligações familiares, no mundo da moda.

Além de coordenar diretamente o desenvolvimento internacional do grupo, encabeça dois projetos de marca construídos de raiz no nicho de cerimónia, os quais se encontram em fase de maturação e consolidação no mercado europeu: Roberto Vicentti, desde 2010, e Thomas Pina, desde 2016.

Hélder Couto

APPIMAGEM

Hélder Couto é um prestigiado fotógrafo e atual presidente da APPIMAGEM.

Há 15 anos no mercado da fotografia, Hélder Couto seguiu uma profissão e paixão de família, atendendo com satisfação à crescente e exigente demanda do segmento dos casamentos.

Hoje é presidente da APPIMAGEM, Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem, e mantém o seu prestígio na área, renovando, adaptando e inovando, tanto em infraestrutura, quanto em mão de obra e equipamentos, não esquecendo a aposta na formação.

O profissionalismo, dedicação e visão de Hélder Couto permitiram-lhe ser reconhecido nacional e internacionalmente, arrecadando vários prémios na área da fotografia.

Isabel Amaral

ISABEL AMARAL

Especialista em Protocolo, Imagem Corporativa e Comunicação Intercultural, Isabel Amaral é mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa e investigadora do Instituto do Oriente (ISCSP – Universidade de Lisboa), tendo dado aulas em diversas universidades em Portugal, Brasil e Espanha.

É autora dos livros “Imagem e Sucesso” e “Imagem e Internacionalização” e tem colaborado em outras publicações, nacionais e internacionais, nomeadamente a Enciclopédia das Relações Internacionais.

Como formadora de protocolo, imagem e comunicação intercultural, assegurou a organização de diversos cursos e “executive coaching” em Portugal, Angola, Bélgica, Cabo Verde, Espanha, Namíbia, Países Baixos e República Popular da China. Como oradora proferiu conferências e palestras em Portugal, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, Hungria, Itália, Países Baixos, Reino Unido e República Popular da China.

Preside à Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, que fundou em 2005.

Isabel Passos

CRACHÁ WEDDING AGENCY

Isabel Passos é CEO e Creative Director da CRACHÁ Wedding Agency.

Formou-se em Design de Produto e em Design e Inovação, com um percurso académico e profissional internacional – Portugal, Bélgica, Brasil e Moçambique.

A atividade de Isabel Passos tem-se desdobrado entre as áreas de Design de Interiores, Marketing, Comunicação e Relações Públicas. Desde 2014, na CRACHÁ Wedding Agency, dedica-se à organização total dos casamentos, incluindo a criação dos próprios espaços e cenários.

Joan Estrada

JOAN ESTRADA SPECIAL EVENTS & COMMUNICATION

Joan Estrada é um dos criadores e organizadores de casamentos mais requisitados de Espanha. O percurso profissional do proprietário da Joan Estrada Special Events & Communication – que surgiu em Barcelona, mas, rapidamente, se expandiu para Madrid, no final da década de 80 – converteu-o numa das figuras mais importantes na conceção e organização de eventos em Espanha.

Formou-se como Designer de Interiores, ainda que, com apenas 23 anos, numa breve passagem pelo mundo da moda, vestiu estrelas como Sharon Stone e vários protagonistas dos filmes de Pedro Almodóvar.

Na década de 90, retomou a sua vocação no design de ambientes. Cedo chegaram os grandes trabalhos e, com eles, diversos prémios, decorrentes de uma demonstrada visão criativa e de uma capacidade única para transformar espaços em experiências únicas. Em 20 anos, desenvolveu projetos para marcas internacionais como Calvin Klein, Chloé, Bottega Veneta, Rimmel London, Bourjois, Gucci, Miu Miu, Desquare, Anne Möller, Marc Jacobs, Desigual, Puma, Senseo, Nespresso, American Express, Master Card, Sanyo, Philips e Movistar, entre muitas outras.

Em 2015, inaugurou uma nova divisão exclusivamente dedicada à organização de casamentos, a Joan Estrada Special Weddings.

João Gomes de Almeida

PUBLICITÁRIO

O publicitário e cronista João Gomes de Almeida foi considerado pelo site internacional TheNextGag, em 2016, um dos 200 diretores criativos mais influentes do mundo, numa lista em que apenas constavam dois outros profissionais portugueses.

Atualmente, assina duas colunas de opinião, uma à sexta-feira, no Jornal i, onde escreve sobre temas políticos, e outra ao domingo, no jornal económico Eco, onde aborda temas do Marketing e da Publicidade.

Trabalha, ainda, como Founder e Non-Executive Chairman do Lisbon Awards Group, que detém os Prémios Lusófonos da Criatividade e o Lisbon International Advertising Festival, entre outros festivais de Publicidade. É também professor e coordenador da Academia Anual de Criatividade Publicitária da escola FLAG e professor do Fast-Track MBA de Marketing, Gestão e Criatividade, da mesma instituição de ensino.

João Nuno

BACCUS

João Nuno Luz é um empreendedor portuense que, aos 29 anos, quis lançar uma marca de camisas nacional, 100% portuguesa, capaz de se posicionar no segmento mais elevado da moda, no país e no plano internacional. É o fundador e CEO da DCD, Lda. (Baccus Shirts). É detentor de várias formações, sobretudo, nas áreas comercial e de gestão e de uma vasta experiência como empresário no setor da camisaria.

A empresa tem vindo a reforçar as suas posições nos diferentes mercados e recebe, atualmente, solicitações de várias regiões do planeta, fruto de um trabalho de proximidade com o AICEP e com as Câmaras do Comércio e Indústria, Embaixadas e Enterprise European Network. Presente no mercado desde 1998, a DCD, Lda. prima pela excelência na produção de camisas de homem e na oferta de uma gama de produtos complementares e acessórios (Gravatas, Gravatões, Laços, Lenços de Bolso, Botões de Punho, etc.).

Com a sua marca própria, BACCUS, ou produzindo em regime de “private label”, a empresa oferece um serviço “taylor made” e produz para grandes marcas europeias e americanas. Atualmente, a BACCUS é marca líder em Portugal no setor de Camisaria (marca portuguesa de camisas representada no El Corte Inglês Portugal) e vende para países como Espanha, Dinamarca, Noruega, Bélgica, E.U.A., Rússia, e países do Continente Africano.

Jorge Ferreira

BESTEVENTS

Jorge Ferreira é organizador de eventos e sócio-gerente da BestEvents.

Com uma formação em Comunicação Social, Jornalismo Internacional e Marketing, o percurso profissional de Jorge Ferreira passou pela consultoria de comunicação e pela direção de publicações como Festa & Eventos (atual EventPoint), Casamentos de Requinte e Showbiz.

No entanto, é a organização de eventos que preenche uma importante parte do seu portefólio, tendo sido responsável por organizações como a Braga Noivos, Aveiro Stocks, Évora Stocks, Vigo Bodas, White Wedding Weekend, Festival de Gastronomia de Braga, BragaDecor, Expobeleza, ImoBraga e ViseuNoivos.

Marco dos Santos

ELEMENTS CONTEMPORARY JEWELLERY

O distribuidor e criador de jóias Marco dos Santos é o co-fundador das joalharias Elements Contemporary Jewellery e, juntamente com Nuno dos Santos, está por detrás da criação da marca Dos Santos Fine Jewellery.

Para além da sua formação como gemólogo, pela GIA – Gemological Institute of America, Marco dos Santos é, ainda, importador e distribuidor para Portugal da marca suíça de alianças e jóias Meister.

Maria José Pinto

PENHALTA

Maria José Pinto é diretora de loja da empresa Penhalta.

Começou a sua carreira sobre a passerelle, enquanto modelo, mas a sua paixão pela moda e a imagem fez com que, aos 25 anos, começasse a trabalhar na Penhalta, onde se especializou em moda de cerimónia, senhora e noiva, tendo mesmo chegado a realizar cursos de assessoria de moda e consultoria de imagem de cerimónia, em Barcelona.

A convite da Pronovias, em 2014, ocupou o cargo de diretora da loja da Av. da Liberdade em Lisboa, mas, em 2015, volta à marca que a viu crescer enquanto profissional da área, a Penhalta, como diretora de loja de cerimónia mulher e noiva, na loja de Lisboa.

No ano seguinte, passa também a dirigir a loja de cerimónia homem e noivo, área à qual acaba por se dedicar e na qual acaba por se especializar, nos últimos anos, chegando mesmo a frequentar cursos de formação com a consagrada estilista italiana Stefania Vismara, responsável pela Cleofe Finati, marca de luxo italiana para homem.

Micaela Oliveira

MICAELA OLIVEIRA

A criadora Micaela Oliveira, com atelier na Trofa e projetos com linhas que vão do prêt-à-porter à haute couture, tem como núcleo do seu trabalho a moda nupcial. Micaela Oliveira tem já uma carreira que perfaz 20 anos e uma marca em nome próprio que é, hoje, internacional.

A sua obra é caracterizada por um equilíbrio dinâmico de elegância e ousadia, em que os pormenores ganham destaque e marcam a diferença. Através da sua arte, personifica vestidos, tornando os desejos das suas clientes numa realidade.

Para Micaela Oliveira, é fundamental que as peças reflitam personalidade, evoquem magia e contem histórias que sejam para sempre recordadas.

Nelson Costa

ATELIER PAULA LAGE

O hair designer Nelson Costa é um dos rostos principais do Atelier Paula Lage, uma das grandes referências nacionais no mundo da beleza nupcial.

Distingue-se como um estilista de cabelos que, mais do que tendências, promove estilos de vida!

Apaixonado pela sua profissão, Nelson Costa segue atentamente o que acontece no mundo da beleza, apostando e investindo continuamente na sua formação profissional, sendo também convidado, regularmente, a colaborar em eventos, espectáculos, artigos na imprensa e televisão.

Paula Grade & Karina Sousa

WHITE IMPACT

A dupla de wedding experts Paula Grade & Karina Sousa lançou-se no mercado com o objetivo de reunir dois fatores importantes para ambas: o prazer de fazerem o que gostam e um mote para fortalecer a amizade. Foram conquistando o mercado, com especial enfoque no estrangeiro, muito fruto da predominância de ingleses e irlandeses na região do Algarve, onde residem.

A White Impact encontra-se entre as empresas pioneiras na organização profissional de casamentos em Portugal, com especial foco na região do Algarve, e é hoje composta por diferentes submarcas dedicadas a áreas específicas do setor do casamento – Algarve Wedding Planners, dedicada ao planeamento e organização de casamentos, e White Ideas, dedicada ao styling e decoração de casamentos.

A notoriedade foi sendo construída, sobretudo, pela publicidade e testemunhos diretos de amigos e familiares e nas feiras internacionais, como as organizadas anualmente pela empresa – nomeadamente, o White Impact Wedding Show, em cidades como Dublin, Londres e Manchester, complementado por um circuito de dez ‘roadshows’ entre a Irlanda e o Reino Unido.

Pedro Aguiar

PEOPLE

Pedro Aguiar é o CEO da AH Business, um grupo que detém, atualmente, cerca de 30 empresas nas áreas da saúde, conhecimento, tecnologia e marketing, sendo uma delas a People – Your Creative Agency, empresa que presta serviços de branding, design, web, audiovisual e social media.

Pedro Aguiar é, também, docente no IPAM Porto e formador/consultor em várias empresas e instituiçõe, em temas como vendas, marketing e gestão. É co-autor do livro Health Care Marketing e participa em programas televisivos, nomeadamente sobre a componente digital do marketing: youtubers, marketplaces, digital influencers.

Rui Mota Pinto

RUI MOTA PINTO WEDDING TAILOR & PLANNER

Rui Mota Pinto é um dos mais reconhecidos Wedding Planners portugueses. Formado em Nova York, Rui Mota Pinto trouxe para Portugal, aos 26 anos, um conceito praticamente desconhecido – a figura de Wedding Planner.

Fundador do projeto Wedding Planner Rui Mota Pinto (hoje, Wedding Tailor & Planner Rui Mota Pinto), é um criador de momentos sete vezes premiado internacionalmente, nos Belief Awards (3 prémios Best Wedding Concept, outros 3 Best Wedding Photo Awards e, ainda, Best White & Black Moment Award), sendo um dos mais premiados membros da Wedding Planners Belief IWP, sediada em Nova York, e um dos Wedding Planners de referência na Europa.

Rui Mota Pinto é, ainda, membro do National Wedding Council, nos EUA. Em 2018, para além de outros projetos que tem em mãos, irá lançar, como mentor e criador, o PWA – Portuguese Wedding Ambassadors, o primeiro organismo de certificação de profissionais do casamento em Portugal.

Susana Agostinho

SUSANA AGOSTINHO

A criadora Susana Agostinho, formada em Estilismo e Modelismo pelo CITEM, no Porto, teve, desde muito cedo, uma paixão exuberante pela linha e a agulha e, durante o ano de 2017 e 2018, foi jurada no programa da RTP Cosido à Mão.

Com uma carreira com mais de 30 anos, foi estilista, assistente e coordenadora de imagem em lojas e marcas como ZÉLU Noivas, REBECCA NOIVAS e CYMBELE Paris, em Portugal.

Susana Agostinho é uma marca registada desde 1995 e, para a estilista, o amor é o principal pilar da vida e da sua carreira; por isso, o seu fascínio em trabalhar com noivas. Trabalha todo o tipo de noivas e acompanha-as ao longo da construção do vestido perfeito, tornando-se a sua consultora de imagem, criadora de histórias e confidente.

Para a estilista, cada vestido tem de transparecer a personalidade de cada noiva. Susana Agostinho caracteriza-se por ser uma pessoa direta nas suas avaliações, cirúrgica, apaixonada, espiritual e criativa. Consegue sempre cumprir o seu objetivo anual: fazer três vestidos de noiva pretos.

Uriel Oliveira

CISION PORTUGAL

Uriel Oliveira é o consultor, vice-presidente e, entre outras funções, gestor de produção, key account manager e diretor de comunicações da Cision Portugal.

Uriel Oliveira possui, ainda, um vasto leque de artigos de opinião publicados nos mais variados meios, desde as suas crónicas mensais na publicação Imagens de Marca, aos seus artigos sobre Estratégia e Gestão, Estudos de Mercado, Marcas Top Of Mind, Patrocínio, Comunicação, entre outros temas, em publicações como Briefing, Exame, Público, Diário Económico ou Meios & Publicidade.

Entre as várias formações do, também, co-fundador da Buyzzing, destacam-se o Jornalismo e a Comunicação Empresarial.

Vanessa Ramalho

BELLAGIO

Vanessa Ramalho é a diretora de marketing relacional da Bellagio.

É licenciada em Audiologia pela Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto, mas, desde sempre, teve um especial interesse pelo mundo da moda. Em 2014, surgiu a oportunidade de integrar a equipa da Bellagio, onde ocupa, desde então, o cargo de diretora de marketing relacional. Exerce funções na área do marketing, serviço ao cliente e avaliação das coleções para os respetivos mercados em que a Bellagio está presente.

A Bellagio Global Business, criada em 2007, é atualmente representante de algumas marcas de referência no setor da moda nupcial, como a Carlo Pignatelli, Enzo Romano, Valentini Spose, Bellantuono, Jarice, Rita Mode, entre outras.

INSCRIÇÕES